""

09/04/2018

Programa Viva Turismo estreia nova edição e amplia ações de capacitação

Quinta edição do programa será lançada nesta quinta-feira (12/4)

Nesta quinta-feira, 12 de abril, acontece o lançamento da sexta edição do Viva Turismo, programa de capacitação para profissionais dos setores de turismo e eventos, de Joinville e região. 

 

O evento será realizado às 9 horas, no Instituto Internacional Juarez Machado, e vai apresentar as novidades que o programa traz para este ano. 

 

Entre elas, estão a participação do VivaBem – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região, da Câmara Setorial de Gastronomia da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Joinville, do Shopping Mueller Joinville, e a grade ampliada de cursos, oficinas e capacitações, que atingirá novos públicos. 

 

“A capacitação sempre foi um dos principais benefícios oferecidos pelo sindicato VivaBem, aos seus associados. Agora, unimos forças com outras entidades do setor para levar qualificação a diferentes áreas e tornar o Viva Turismo ainda mais robusto”, afirma o presidente do VivaBem, Raulino Schmitz. 

 

O Viva Turismo foi lançado em 2013, pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JCVB) e pela Universidade de Joinville – Univille, com apoio da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). 

 

Desde a sua criação, o programa realizou 39 capacitações e reuniu 2.869 participantes, em seis municípios da região, incluindo Joinville, Campo Alegre, São Francisco do Sul, Barra Velha, Itapoá e São Bento do Sul. 

 

Para a presidente do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, Rosi Dedekind, a abrangência do Viva Turismo é mais um aspecto positivo da atividade. 

 

“O programa é muito importante principalmente na regionalização do turismo, que é o objetivo final do JCVB. Nossa meta é que toda a região tenha acesso à iniciativa, para que tenhamos unidade na fala e integração de todos os atores do setor”, afirma. 

 

Já a turismóloga e coordenadora do curso de Tecnologia em Gastronomia da Univille, Elaine Scalabrini, ressalta que a capacitação é questão essencial para garantir atendimento de qualidade e referências positivas sobre o destino. 

 

E ela completa: “Precisamos preparar e qualificar os profissionais, oferecendo bons serviços, atraindo sempre turistas e visitantes para a nossa região”. 

 

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Raulino Esbiteskoski, o sucesso do Viva Turismo, que a cada ano oferece mais opções de cursos e oficinas, deve-se também ao trabalho mútuo realizado entre entidades de diversos setores. 

 

“A união entre o poder público e a iniciativa privada é o caminho para o desenvolvimento turístico. Trabalhando juntos, garantimos resultados para os trabalhadores e empresários do setor e, também, para os municípios que ganham mais qualidade e visibilidade do seu turismo”, afirma o secretário. 

 

Programação 2018

 

Neste ano, o Viva Turismo vai realizar cerca vinte capacitações, elaboradas pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau e pelo Sindicato VivaBem, com módulos pagos e gratuitos. 

 

Apresentados por professores renomados e com ampla experiência em suas áreas de atuação, os minicursos, oficinas e workshops são direcionados a diferentes públicos, incluindo empresários, gestores e colaboradores da área operacional dos setores de alimentação e hospedagem. 

 

Haverá, ainda, capacitações voltadas a outros profissionais que trabalham diretamente com o atendimento a turistas, tais como motoristas de táxi e de transporte por aplicativo, frentistas, recepcionistas turísticos, policiais, entre outros. 

 

E de 7 a 11 de novembro, como encerramento da edição 2018 do Viva Turismo, será realizada a Missão Técnica, com viagem ao Festival de Turismo e ao Natal Luz de Gramado, e visita, também, às cidades de Caxias do Sul, Nova Petrópolis e Canela. 

voltar